:)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Desenho De Uma Linha Só

   Em nossa primeira aula de laboratório fizemos a atividade do desenho de uma linha só. A turma foi dividida em duplas e cada aluno desenhou o outro sem poder tirar o lápis do papel. Foi uma atividade a principio complicada e um pouco trabalhosa, mas com concentração e atenção foi possível obter-se bons resultados.

   Muitos dos desenhos ficaram engraçados, primeiro por ser usada uma técnica nova a todos, e segundo por não termos desenhistas profissionais na turma. 
   Depois do desenho foi feita uma entrevista entre os pares, e cada um apresentou o outro para o resto dos alunos. Foi uma atividade que exigiu muito respeito entre os alunos, pois além de desenhar como vê a outra pessoa,  foi preciso falar sobre ela.




  Pablo Picasso foi sem dúvida um dos artistas mais polêmicos, famosos e influentes da história da arte do século XX.  Foi o inventor do Cubismo e de uma nova forma de fazer arte. Começou a se interessar pela arte aos sete de idade, época que desenhava a lápis e recebia orientações de seu pai, que foi seu primeiro professor. Pintor, escultor, ceramista, artista gráfico, poeta e defensor da paz, utilizou a técnica do desenho de uma linha só. Aqui estão algumas de suas obras de uma linha só:

  

  Análise da atividade:
   
1- Título: Desenho de Linha Contínua
2- Materiais: Lápis e papel
    Equipamentos: Carteira (cadeira e mesa acopladas)
3- Análise do Material
                                                          Lápis                     Papel

a) Peso:                                           Leve                      Leve
b) Dimensão                                  Pequeno              Pequeno
c) Mobilidade                                  Portátil                  Portátil
d) Textura                                        Fina                       Fina
e) Resistência                               Média                    Frágil
f) Cheiro                                          Fraco                     Fraco
g) Custo                                          Baixo                     Baixo
h) Adaptação                                  Sim                        Sim
i) Reaproveitamento                     Sim                        Sim

4- Análise do Equipamento
                                                         Carteira

a) Peso                                           Pesada
b) Dimensão                                 Grande
c) Mobilidade                                 Portátil
d) Custo                                          Médio

5- Procedimento
a) Tempo de Execução               3 horas
b) Espaço Requerido                  Grande
c) Etapas                                        4
d) Descrição das Etapas:           1ª - Observação e
                                                         desenho do colaborador
                                                         2ª - O colaborador
                                                        me observa e desenha
                                                         3ª - Breve entrevista
                                                         4ª – Apresentação do
                                                         colaborador através do
                                                         desenho e informações
                                                         obtidas na atividade.

A. Físicos:
a) Amplitude                                  Pequena
b) Força                                          Pouca
c) Distribuição dos mov.             Bilateral
d) Dominância                              Mista
e) Postura                                      Variável

B. Psicofísicos:
a) Coordenação Motora             Fina
b) Temperatura do Material       Normal           
c) Textura do material                 Liso
d) Olfativo                                      Não
e) Gustativo                                   Não
f) Auditivo                                       Sim
g) Visual: Figura-Fundo              Sim

C. Psíquicos:
a) Atenção e Concentração        Muita
b) Interesse                                    Intrínseco e Extrínseco
c) Raciocínio                                  Abstrato
d) Memória                                     Imediata
e) Imaginação                               Muita
f) Flexibilidade                               Muita
g) Iniciativa                                     Muita

D. Sociais:a) Relacionamento                       Grupal

Nenhum comentário:

Postar um comentário