:)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Pintura das Máscaras

 Depois de prontas, as máscaras receberam uma pintura especial: em sua parte externa pintamos como achávamos que os outros nos veem, e na parte interna, pintamos como achamos que somos. A atividade foi reveladora para todos, pois depois de prontas as pinturas, analisamos máscara por máscara e demos nossa opinião sobre elas, sobre a imagem que a pessoa nos passava através daquela pintura.



   Essa atividade requer autoconhecimento, criatividade e confiaça, e é voltada para o pacientes que estejam passando por algum conflito pessoal. Como a parte externa da máscara representa a ideia de como os outros veem a pessoa, é necessária uma atenção específica ao mundo a sua folta; por outro lado, a parte interna revela a visão pessoal sobre si mesmo, e exige uma percepção sobre seu eu.
   Esse trabalho é realizado em grupo, melhora o convívio e faz com que os pontos positivos e negativos de um pessoa sejam expostos sob diversos pontos de vista.

  A arte revela a verdade


A arte um modo de expressão, sejam em versos, desenhos ou pintura, ate mesmo em outros métodos. Nela você inclui sensações sentimentos, forma e palavras, a milhões de maneiras de fazer arte.
Quando Pablo Picasso diz: “A arte é uma mentira que revela a verdade", ele se refere a forma que expressa a arte em seu trabalho ou como muitos outro fazem, pode desenha ou pintar seu bichinho de estimação mas só ele sabe o sentido do desenho, o significado do quadro, ou pequenos detalhes que forma aquela pintura numa mentira mas com ênfase em sua verdade.

“O que sou e o que escrevo são uma só coisa. Todas as minhas ideias e todos os meus esforços, eis o que sou.” C. G. Jung

Um comentário:

  1. Olá Carolina

    Como você mesmo sabe, esta faltando ainda o registro de algumas atividades de nossas aulas, mas o que vale ainda destacar é que o conceito de avaliação do portifólio aponta uma forma de registro do aprendizado a partir de outras referências que qualificam para novas conexões. Ou seja, é necessário que a atividade desenvolvida em sala de aula seja um dispositivo para buscar outras experiências e referências, seja de textos, artigos, ou imagens. O Portifólio é sempre avaliado não apenas pelo registro das atividades feitas em aula, mas o que soma a avaliação é justamente as novas e outras conexões. Desta forma, sugerimos que você além de completar o seu portifólio com as atividades que foram desenvolvidas na sala de aula, registrar a análise de todas elas, você busque outras referências que vão somar ao teu aprendizado.
    Abraço
    Patricia e Luiz

    ResponderExcluir