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segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dividindo o tempo

"A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo."
                                   ( Victor Hugo ) 

   Em uma das aulas de Laboratório fizemos uma atividade relacionada com a divisão do nosso tempo, e cotidiano. Foi necessário desenhar um relógio, e nesse desenho dividir o nosso dia de acordo com as nossas atividades.
   Quando a professora nos propos a atividade, a primeira reação foi geral: "eu não sei o que eu faço", "eu não faço quase nada", entre outros... Mas a medida que fazíamos o relógio, víamos que o nosso dia está cheio de tarefas e padrões. Para alguns, mais do que outros, os dias corriam numa verdadeira rotina, tanto dias de semana quando os do final de semana.
   Em geral, o relógio sobre os dias da semana foram mais faceis de serem feitos, porque todos passam a maior parte do dia na faculdade e o resto do dia em casa, com tarefas básicas. Os finais de semana dificilmente seguem algum padrão, por isso foi mais complicado de se elaborar um relógio com suas atividades.


          Certa vez, o tempo e o relógio se encontraram (embora estejam todo tempo juntos) e o tempo, revoltado há muito tempo, disse ao relógio tudo aquilo que, há tempos, vinha guardando.
          Que ele, tempo, tinha saudades daqueles tempos em que não existiam relógios e todo mundo tinha tempo. Mas, quando o homem, ingrato, fabricou o relógio que começou a marcar tempo, ninguém mais conseguiu ter tempo. O homem ficou reduzido a horas, minutos e segundos. "Antes, naqueles bons tempos, todo homem tinha tempo de curtir a natureza. Viviam com o sol de dia, dormiam com a lua à noite. Mas agora, nestes tempos, ninguém mais tem tempo de ver se a lua vem sorrindo para a direita ou para a esquerda, se está de cara cheia ou de mau humor, sem querer aparecer". O tempo prosseguiu com um sorriso de tristeza. "Antigamente os homens nasciam no tempo certo em que tinham de nascer. Não havia incubadeira para os fora de tempo nem cesariana para os que passam do tempo. A natureza sabia, em tempo, quando era tempo. Hoje, o homem já obedece a você, mesmo antes de nascer. Os médicos estão apressados e sem tempo para perder".
          O relógio só ouvia e, apressado, prosseguia no seu tic-tac sem tempo de retrucar, com medo de se atrasar.
          "Noutros tempos" - disse o tempo - "o homem crescia sem pressa, com tempo de amadurar. Comia sem ter horário, dormia quando tinha sono. Fazia amor ao relento, como flores que se beijam, como aves que se aninham. Envelhecia aos pouquinhos, como um calmo entardecer. Depois, dormia o sono profundo e, no outro despertar, abraçava-me com carinho, no infinito...no infinito...". O tempo enxugou uma lágrima. A voz que estava embargada, tomou uma conotação de revolta: "Hoje, vai logo para a escola e traz para casa um horário. Quando aprende a ler as horas ganha do pai um relógio e, assim, ensinam-lhe bem cedo a maneira mais correta de nunca ter tempo na vida". O tempo não se preocupava mais com o tic-tac do relógio que nada retrucava para não se atrasar. Continuou a sofismar com voz mais branda. "Come apressado, sem tempo. Dorme ainda sem sono, pois, de manhã bem cedinho, você começa a gritar arrancando-o da cama, quando ainda queria dormir. Amor? Nem sei se ainda faz... há gente que nem tem tempo. Quando faz é no zás-trás. Quando vê, já envelheceu, sem ver o tempo passar. Na hora do sono profundo, enterram-no apressados, para a vida continuar. E no outro despertar, chega tão abobalhado que não consegue me achar".
          Ao relógio, sem poder nunca parar, só restava se calar.
          Além do sentimento de culpa que passou a carregar, a partir desse tempo, quando bate as doze badaladas no silêncio da meia-noite, o canto é tão melancólico que até parece chorar.



"Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais."
( Albert Einstein )


   Análise da atividade:

1-Título: relógio
2-Materiais: lápis, papel
   Equipamentos: mesa e cadeira
3-Análise do material:
a)Peso: Ambos leves
b)Dimensão: Ambos pequenos
c)Mobilidade: Ambos portáteis 
d)Qualidade física: 
-Textura: papel-fino/ lápis-fino
-Resistência: papel-frágil/ lápis-médio
-Cheiro:ambos fraco
e)Custo:ambos baixos
f)Possibilidade de:
-adaptação: papel-não/lápis-sim
-reaproveitamento: ambos possíveis 
4-Análise do equipamento:
a)Peso: ambos médios
b)Dimensão: grande
c)Mobilidade: ambos portáteis
d)Custo: ambos médio

5-Procedimento:
a)Tempo de duração: aproximadamente 10 minutos
b)Espaço requerido: pequeno
c)Etapas: duas
d)Descrição das etapas: 1-montar o relógio
                                 2- apresentação do
                                 relógio

A-Fisicos
a)Amplitude: pequena
b)Força: pouca
c)Distribuição dos movimentos: bilateral e unilateral
d)Dominância: superior
e)Posrtura: variável

B-Psicofísicos
a)Coordenação motora: grossa
b)Tátil
-Temperatura do material: normal
-Textura do material: lisa
c)Olfativo: não
d)Gustativo: não
e)Auditivo: sim
f)Visual: figura-fundo: sim

C-Psíquicos
a)atenção e coordenação: muita
b)Interesse: extrínseco
c)Raciocínio: lógico
d)Memória: passada
e)Imaginação: muita
f)Flexibilidade: normal
g)Iniciativa: muita

D-Sociais
a)relacionamento: grupal

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